Aparelhos. Ar condicionado caseiro 2.

Bom, esse verão realmente esta insuportável, já tinha em mente em montar um ar condicionado caseiro. Mas sempre deixava para o próximo verão, até que esse verão não deu mais. E como não tenho dinheiro para comprar um ar condicionado, o jeito foi se virar com a verba atual. Então resolvi pegar o projeto original que achei na internet. Se não me engano um americano que inventou esse ar caseiro. Mas o site dele não esta mais no ar.
Pesquisando no Google, achei varias referencias. Bom, comprei 4,5 metros de tubo de cobre, uma bomba de aquário, uma caixa de isopor de 17 litros, lacres de plástico, 3 garrafas pet de 2 litros e tubo de plástico.
Ventilador que comprei.
Note o tubo de cobre em forma de espiral.
A bomba de aquário dentro da caixa de isopor.
O conjunto completo! Notar as garrafas de 2 litros congeladas dentro do isopor.

No projeto original, a troca de água é feito por gravidade, ou seja, a agua resfriada sai de um recipiente e depois ao passar pelo tubo de cobre, é jogado para fora. Para não ter que ficar enchendo toda hora que acaba a água e ter que ficar pegando gelo, enchi com agua a garrafa pet e coloquei no freezer, assim evita-se o desperdício e ao inves da agua ser jogado fora quando passa pelo tubo de cobre, usei uma bomba de aguário para a agua ficar circulando. Ou seja, zero de desperdício!
Depois que chegou o ventilador, montei conforme as fotos acima, pelo teste que fiz, duas garrafas de 2 litros congeladas, duram uma media de 3 horas. Mas ate a agua voltar a temperatura normal, leva em media 4 a 5 horas para o ar parar de ser resfriada. Vou ver se colocando mais ou duas garrafas que no total daria 3 ou 4 garrafas na caixa de isopor leva quanto tempo para ser descongelado.
Mas realmente funciona! Detalhe que vai depender muito do seu quarto. O meu como é pequeno, então da para o gasto um ventilador de 30 cm de diametro. Se o seu quarto for maior, entao tera que ter um ventilador maior, uma bomba de agua mais potente e assim vai…
Agora tambem pode-se aperfeiçoar o nosso brinquedo, colando um termômetro para caso a temperatura por exemplo ficar menor que 23 graus, desligar a bomba de aquário.  E por aí vai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário